24 abril 2013

Pão Caseiro

Encontrei esta receita no blog Panelaterapia, que tem receitas ótimas, este pão é fácil de fazer e faz muito bem, para o funcionamento do intestino, pois é feito com fibras como: farelo de trigo, aveia, linhaça, que fazem muito bem para nossa saúde.

 Pão de Fibras



Esse  pão é ótimo para quem precisa aumentar a ingestão de fibras. Eu faço com farinha branca e adiciono as fibras porque gosto dele bem macio. Quem quiser fazer com farinha integral minha sugestão é que use metade integral e metade branca para não ficar muito pesado.

 Ingredientes (para as medidas abaixo use copo medidor de 200ml):
- 2/3 de copo de água em temperatura ambiente;
- 1 colher (sopa) de mel;
- 1 colher (sobremesa) de sal;
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina amolecida;
- De 2 a 3 copos de farinha de trigo comum;
- 1/3 copo de farelo de trigo;
- 1/3 copo de aveia;
- 2 colheres (sopa) de linhaça;
- 1 colher (sopa) de fermento seco granulado (próprio para pães).

Misture todos os ingredientes e vá adicionando a farinha aos poucos até que a massa desgrude das mãos e vire uma bola uniforme. Essa massa tem que sovar por uns 5 minutos galera (ai que fadiga!). Sovar é fazer aquele movimento em que você puxa a massa em sua direção com os dedos e empurra com a palma da mão. 

Deixe descansar, em uma vasilha, de preferência em local abafado e sem vento (dentro do forno desligado ou micro-ondas) por cerca de 1 hora e 1/2, ou até dobrar de volume (esse tempo pode varia dependendo da temperatura ambiente). Quando a massa estiver bem crescida, dê uns murros (uns 4) de leve para sair o ar. Ela vai murchar. 

Modele os pães no formato que preferir (eu coloquei na forma de bolo inglês) e deixe crescer mais 1/2 hora.  Até ficar grandão assim:



Leve ao forno preaquecido em 180º (no meu que é fraco eu coloco em 200º) por cerca de 40 minutos ou até que fique bem assado. Lembrando que cada forno tem suas peculiaridades e o tempo pode variar. 
Eu amo esse pão! A casca fica crocante e dentro fica MUITO macio!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog que reúne idéias e imagens, coisas e dicas sobre como reduzir, reutilizar, reciclar, customizar, na área de moda, decoração, artesanato, assuntos em geral, novidades.São coisas que acho na internet, em revistas, livros, sempre procurando aprender mais.
Algumas imagens contidas neste blog são retiradas da internet, de livros e revistas. Sempre coloco as fontes das pesquisas, mas se tiver alguma sem o devido crédito, por favor me avisem por email, pois não tenho a intensão
de lesar ninguém. Email: lucianamvm@hotmail.com

Total de visualizações de página